Implementando CQRS com Go

No mundo do desenvolvimento de software, arquiteturas monolíticas e baseadas em CRUD (Create, Read, Update, Delete) têm sido amplamente utilizadas. No entanto, conforme as aplicações crescem em complexidade e demanda, essas abordagens podem se tornar limitadas, especialmente em termos de escalabilidade e separação de responsabilidades.

Nesse contexto surge o CQRS (Command Query Responsibility Segregation), um padrão arquitetural que separa as operações de escrita (commands) das operações de leitura (queries).

O que é CQRS

CQRS é um padrão que propõe a separação das responsabilidades de leitura e escrita de uma aplicação. Em um sistema tradicional, uma única camada de aplicação é responsável tanto por manipular dados quanto por recuperá-los. Com CQRS, essa responsabilidade é dividida em duas partes:

  • Commands: Manipulam o estado do sistema, o que inclui operações como criar, atualizar e excluir dados.
  • Queries: Recuperam o estado do sistema, ou seja, são responsáveis por buscar informações sem alterar o estado da aplicação.

Para acessar o restante desse conteúdo, você deve ser um assinante do blog.

Se você ainda não é um assinante, clique aqui para conhecer nossos planos.


Faça parte da comunidade!

Receba os melhores conteúdos sobre Go, Kubernetes, arquitetura de software, Cloud e esteja sempre atualizado com as tendências e práticas do mercado.

Livros Recomendados

Abaixo listei alguns dos melhores livros que já li sobre GO.

Deixe uma resposta